4 de jul. de 2009

A queda de Ícaro


Certa vez Dédalo, artesão muito habilidoso, caiu em desgraça com Minos, rei de Creta,
e foi aprisionado em uma torre, seus planos de fuga seriam frustrados se fosse
por terra ou por mar “Minos pode controlar a terra e o mar, não o ar".Disse ele.

Em uma fuga Dédalo pensou
E seu filho Ícaro começou a sonhar
Queria conhecer o fogo do sol
e se banhar nas águas do mar.

Construiu asas, fez como dos pássaros. O artífice equipou a si e o seu filho e o ensinou a voar dizendo:" Ícaro, meu filho, voe a uma altura moderada,
pois se voares muito baixo a umidade poderá emperrar suas asas, se fores muito
alto, o calor há de derreter a cera. "

No céu ele se afogou
Ícaro começou a voar
Queria o fogo do sol,
queria a água do mar
E como um pássaro que se perdeu
Pro alto começou a voar
Estava bem perto de céu
Estava bem longe do mar
E como um anjo que se pendeu
Para o mar foi desabar
Queria o calor do sol,
Queria no mar se molhar.

A proximidade com o sol e mar acabou por amolecer a cera que mantinha as penas,
Ícaro começou a cair continuou batendo os braços, mas nenhuma pena lhe restou.
Gritava por socorro e caiu em uma ilha, que passou a se chamar por se nome.

As assas que seu pai lhe deu
Ruflaram de par em par
Nem teve o fogo do sol
Muito menos a água do mar

Seu pai gritava desesperado: "Ícaro, meu filho, onde estás?" finalmente viu as penas flutuando no céu e o corpo de seu filho prostrado na terra, amargamente lamentando a própria arte, enterrou se filho e a ilha chamou de Ícaria.

Na minha vida assim tu é,
Meu Minos, meu sol e meu mar.
Tua beleza me prende e me fere,
Minhas assas não me libertam só fazem me aprisionar
Assim como Ícaro queria me banhar
Nas chamas de teu sol
E nas águas de ter mar.

Com suas asas Ícaro clamou

A atenção calorosa do sol e provou

Do úmido hálito do mar

Com esta história espero chamar

A atenção calorosa de seus olhos

E o hálito de sua boca úmida provar,

Um Ícaro tardio eu sou,

Pouco me importa se do céu desabar

Se o arriscado vôo Para o sol de teus olhos

E para as ondas de teu corpo,

Eu voar.



Um comentário:

  1. Adorei isaac, seu blog! agora n entendo pq vc acha q é mentiroso! hahaha! vc é ímpar meu amiigo! APESAR DE N GOSTAR DE GRAMÁTICA... eu gostei de vc... e principalmente das suas POESIAS! xero!

    ResponderExcluir